sexta-feira, 20 de abril de 2012

Olá pessoal, boa tarde.

Conforme eu prometi, seguem abaixo os links para acessar as simulações que eu passei para vocês em sala de aula sobre queda livre. Cliquem nos links abaixo para ver as simulações:

Duas bolas e queda livre com massas diferentes

Simulação lançamento de projéteis com canhão

Simulação lançamento vertical e queda livre: Uma pessoa lançando uma bola para cima

Abram as simulações com o Mozilla Firefox ou com o Internet Explorer.

Além disso, seguem abaixo também as respostas da lista sobre queda livre. Isto irá ajudá-los a estudar para a prova.







Gostaria que um aluno de cada turma, imprimisse as respostas e disponibilizasse para os colegas tirarem cópia. Avisem aos colegas que estes materiais estão disponíveis aqui no blog.

Abraços e bons estudos.

6 comentários:

  1. professora, por que na primeira questão a gravidade não foi substituída?

    ResponderExcluir
  2. Oi Leyllane. Porque não é necessário para a questão. Mas poderia sim substituir. Mesmo sem substituir já fica claro que a altura para 6s (h=18g) é 9 vezes maior que a de 2s (h=2g). É só isso que a questão pede. Então perceba que não é necessário substituir.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Professora, estou com muita dificuldade para resolver a lista sobre Lançamento, acho que a minha maior dificuldade é na aplicação das fórmulas. Gostaria de saber o que você poderia fazer por mim. 221 b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Você só conseguirá aplicar as fórmulas se conseguir interpretar bem o problema.

      Então o primeiro passo é ler e interpretar o problema. Depois você anota os dados do problema baseado no referencial que você escolheu. Feito isso, você observa que variáveis você tem e quais você quer obter. Anote as fórmulas no cantinho da folha de resposta.

      Com isso, você olha para os dados que você tem e olha para as fórmulas. Tente perceber que equação das que você conhece que tem os dados que você possui. Exemplo: Se eu tenho:

      voy= 20 m/s
      vy= 40 m/s
      g= 10 m/s2

      Quero o tempo. Logo t=?

      A equação que usa Vy, Vyo, g e t é:
      vy = voy +gt

      Agora é só substituir na Fórumula:

      40 = 20 + 10t

      40-20 = 10t

      10t = 20
      t = 20/10
      t = 2s

      Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida é só perguntar.

      Abraços.

      Excluir
    2. No caso dessa 8ª questão da lista; eu tenho que achar o tempo para depois substituir na fórmula do alcance?

      Excluir
  4. Olá. Não sei de que lista você está se referindo. POr favor diga qual a lista para que eu possa tirar sua dúvida. Temos 2 listas de lançamento de projéteis. Uma da cópia do livro e outra que eu dei em sala de aula. Outra coisa, você postou sua dúvida sobre lançamento no tópico sobre queda livre. Por favor, para que não fique confuso, poste sua dúvida no tópico de Lançamento de projéteis.


    Abraços.

    ResponderExcluir