terça-feira, 8 de maio de 2012

Vetores e Lançamento de Projéteis

Olá pessoal, boa tarde.

Hoje estou postando uma cópia de um livro que possui atividades resolvidas e exercícios propostos sobre Vetores e Lançamento de projéteis. Segue abaixo tal cópia:



Para incrementar o conhecimento de vocês aconselho resolver os exercícios propostos de vetores nas páginas 55 e 56. Esta lista é opcional.

A lista de exercícios de Lançamento de projéteis serão os exercícios propostos deste livro páginas 62 e 63. A resolução da lista segue abaixo.


Além disso, preparei uma lista de questões de vestibular, que segue abaixo, sobre lançamento de projéteis já com o gabarito.




Isto irá ajudá-los e muito em seus estudos.

Abraços à todos.

15 comentários:

  1. Professora, naquela atividade que a senhora passou, a altura máxima que o objeto alcançou foi 45m? E seu alcance 240m? O último exemplo que a senhora deu na sala..

    ResponderExcluir
  2. Para serem considerados vetores opostos, precisam ter direção e sentido diferentes ou precisam ter a mesma direção e apenas sentido contrário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingryd. Para serem vetores opostos, é necessário apenas que o vetor oposto tenha a mesma direção do vetor original mas sentidos contrários.

      Abraços.

      Excluir
  3. Professora, como eu posso saber a que cada coisa pertence, por exemplo: Se a velocidade que um objeto lança é 30m/s, a velocidade vai ser Vx, Vx1, VoX ou Vy? Por favor, me fale, estou com muita dúvida em relação a isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso você só tem como saber Pedro, pela interpretação da questão!

      Por exemplo: Lançei a bola com velocidade de 30 m/s com um ângulo de 60 graus. Neste caso, 30 m/s é a velocidade inicial V0, que terá uma componente x (30 vezes cos 60) e terá uma componente y (30 vezes sen 60). Espero ter solucionado a sua dúvida.

      Abraços.

      Excluir
  4. Professora, em relação a uma questão que a senhora passou hoje na sala, sou do 511-A, e estou com uma pequena dúvida na questão 1, eu não sei se a velocidade de 100 m/s é de x ou de y, eu creio que seja de x, mas não consigo resolver a questão, e também por causa dos 30°, isso quer dizer que eu tenho que multiplicar os 100 m/s por cosseno de 30°? Me manda uma luz professora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro. Você tem que interpretar melhor a questão. Percebo que essa é sua dificuldade. Se a questão diz que lançou o projétil com 100 m/s, quer dizer que isso é a velocidade com que o projétil iniciou o movimento. Portanto, esta é a velocidade inicial. Como esta velocidade esta inclinada com um ângulo de 30 graus, essa velocidade inicial tem uma componente x (100 vezes cos 30) e uma componente y (100 vezes sen 30).

      Vamos pensar um pouco: A questão quer o tempo para atingir a altura máxima. Sabemos que neste ponto a velocidade Vy = 0. Temos a gravidade g = -10 m/s2 e Vo = 100 m/s. Para encontrar o tempo com estes dados, temos que usar a equação:

      Vy = Voy +gt

      Para isso precisamos da velocidade inicial na direção y, Voy.

      Voy = Vo sen 30 = 100 x 0.5 = 50 m/s

      Logo Na equação acima temos:

      Vy = Voy +gt

      0 = 50 - 10t

      10t = 50

      t = 50/10

      t= 5 s (cinco segundos)

      Espero ter esclarecido a sua dúvida.

      Abraços.

      Excluir
  5. Valeu Professora, ajudou muito! Que a força esteja com você!

    ResponderExcluir
  6. professora a prova de fisica vai ser em que dia desta semana para a 411-a?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jefferson.

      A prova será no dia em que teremos 2 aulas, na quinta-feira dia 31/05/12.

      Abraços.

      Excluir
  7. Professora, Boa-Tarde,

    Eu estou com uma dúvida, se está fórmula existe:

    V²=Vy²+Vx²

    ResponderExcluir
  8. Olá Elayne.

    Existe sim! Essa equação serve para você achar a velocidade resultante tendo a componente x da velocidade e tendo a componente y da velocidade. Ela sai do teorema de pitágoras, pq a hipotenusa é a velocidade resultante, vx é um cateto e vy é o outro. Fizemos ela em sala, com exemplos. Tem isso no seu caderno e nas apresentações sobre o conteúdo.

    Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só falar.

    Abraços e bons estudos.

    ResponderExcluir
  9. Professora, por favor, eu gostaria de saber para que serve essa a fórmula que usa os cossenos? É para achar somente a velocidade inicial ou final?

    COS = VXo
    SEN = VYo

    ResponderExcluir
  10. Olá Elayne.

    A fórmula não é bem essa.

    Essas fórmulas se usam para achar as componentes x e y da velocidade, quando você sabe a velocidade resultante.

    A componente x da velocidade será a velocidade resultante multiplicada pelo cosseno do ângulo. Tanto faz isso tanto para as velocidades iniciais como finais:

    Vx = V X cosseno(teta) - A velocidade final na direção x é igual a velocidade final resultante vezes o cosseno do ângulo teta.

    Vx0 = V0 X Cosseno (teta) - A velocidade inicial na direção x é igual a velocidade inicial (resultante) vezes o cosseno do ângulo teta.

    Para achar a componente y da velocidade, usamos o seno:

    Vy = V X seno(teta) - A velocidade final na direção y é igual a velocidade final resultante vezes o seno do ângulo teta.

    Vyo = Vo X seno (teta) - A velocidade inicial na direção y é igual a velocidade inicial (resultante) vezes o cosseno do ângulo teta.

    Em resumo, para a char a componente x da velocidade, você multiplica a velocidade pelo cosseno do ângulo, e para achar a componente y você multiplica a velocidade pelo seno do ângulo.

    Exemplo. Um carro se desloca a 60 km/h numa ladeira cujo ângulo é de 30 graus com a horizontal. Ache as componentes vertical (y) e horizontal (x) da velocidade.

    Vx = v X cosseno(teta)

    Vx = 60 x cos(30) = 60 X 0.8 = 48 km/h

    Vy = V X seno(teta)

    Vy = 60 X sen(30) = 60 X 0.5 = 30 km/h

    Espero que com estes exemplos isto tenha ficado claro.

    Abraços e bons estudos.

    ResponderExcluir